quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

NON SENSE

Nascer, viver, morrer.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

PRÊMIO LIMÃO AZEDO 2008

O último PLA 2008 vai para...

... um tal de Durvalino Não-Sei-o-Quê, viuvona de Torquato Neto e Sinhozinho do Grupo Grama, aquele grupúsculo de muitos pó-emas, um jornalzinho medíocre e uns filmetes idiotas, sem nenhum valor estético, o que prova que Torquato Neto estava mesmo muito perdido sem o lastro que o sustentava: o talento do Grupo Baiano.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

TROFÉU POLEGAR PRA CIMA 2008

O primeiro TPC 2008 vai para...

... o prefeito Sílvio Mendes pela reforma da avenida Frei Serafim, mesmo contra os calundus dos Geniosos Gênios da Raça que Nascem por Aqui que nem Grama perto da igreja de São Benedito. Valeu, alcaide!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

CARTA ABERTA AO AMIGO M. DE MOURA FILHO

Caro amigo M. de Moura Filho,

um certo senhor das bandas de Oeiras, que nunca vi mais gordo, cometeu a canalhice de tentar descredibilizar um post do meu blog que vc reproduziu (aliás, o único que o fez com correção e ética), usando os seguintes recursos da mais lamentável vileza:

a) Agregou ao texto, sem mencionar a autoria, uma foto em que fez uma montagem de péssimo gosto que tem como legenda uma discussão que não propus, porque não sou um cafajeste nem um idiota (veja o absurdo no sítio http://www.fnt.org.br);

b) Omitiu também o post scriptum que não apenas integra o texto que escrevi, mas é PARTE ESSENCIAL dele;

c) Não deixou claro na "proposta" que lançou de se falar sobre o Nós e Elis que só poderia haver depoimentos elogiosos, de preferência mitificadores e, portanto, deveria ter sido honesto e restringido as intervenções à sua patota de gênios;

d) Eu e mais um outro rapaz, chamado Antônio Luiz, que infelizmente não conheço, estamos pagando um certo preço por não considerar aquele barzinho nada de mais além do que era: um mero barzinho. Que obrigação tenho eu de avaliar aquilo como o supra-sumo do Olimpo?

e) Cheguei a ser ameaçado, como se disso eu tivesse algum medo, que caso eu não parasse de "inticar" com o Nós e Elis ia haver sei lá o quê...

Ora, "inticar" com um barzinho que de repente ficou grande além da conta só porque três dúzias de caras pálidas que se julgam os gênios da Fazenda Piauí (o que, se verdadeiro, já seria muito pouca coisa) o frequentavam virou PROIBIÇÃO. Por isso mesmo a nossa miséria cultural, pois não se pode divergir nem de "artistas" que na verdade são mesmo é notórias mediocridades, vendidas como se gênios fossem, e olha que sei bem do que estou falando! Eu, a esses, eu não os tenho como nada, bem como não quero que me tenham também como coisa alguma (até porque nada mais fiz do que escrever uns continhos, isso mesmo, continhos), do mesmo jeito que eles nunca escreveram nenhum poema ou música ou pintura ou peça teatral ou o que seja que fique em pé. Qual então o gênio que existe nessa patota, um só? Paciência! É preciso ter clareza que o Brasil, sim, o Brasil tem um só prosador (Machado de Assis, romancista, contista, cronista), um só poeta (Carlos Drummond de Andrade), um só dramaturgo (Nelson Rodrigues), um só cantor (Elis Regina), um só compositor (Villa-Lobos), um só jornalista (Líbero Badaró), um só ator (Procópio Ferreira), uma só atriz (Bibi Ferreira), nenhum cineasta, nenhum bailarino, nenhum artista plástico, nenhum... Isso, caras pálidas que porventura me lerem, o Brasil! No Piauí somos, quando muito, medianos, e olhe lá! Então, seria melhor baixarmos a bola que oba-oba vazio é bolha de sabão no ar... Só somos grandes se a unidade de medida for menor, mas muito menor mesmo, que as que citei, porque eu comparado a Dalton Trevisan, um contista mediano, sou o que mesmo? Que romancista piauiense atinge sequer o tamanho de Lúcio Cardoso, outro mediano? Dá para encarar Tarsila do Amaral, na sua medianidade, com qual artista plástico do Piauí? Ora, Gênios! Onde estão mesmo os Gênios da Fazenda Piaui? Devagor com o andor, caras pálidas, devagar com o andor antes que caiamos, de vez, no buraco sem fim do rídiculo. Fico por aqui aguardando me apontarem, com seriedade e sem as molecagens de praxe, não os medíocres (no sentido etimológico do termo, de medianos não tão medianos assim), que às vezes até eu sou, mas os gênios da raça da Fazenda Piauí... Cadê os gênios da raça da Fazenda Piauí? Aguardo, caras pálidas, impaciente, a relação, que pode bem começar por Durvalino... Durvalino o quê mesmo?

Leonam,
abração do amigo, A.

ONDE ANTES ERA...

... um barzinho, Nós e Elis chamado, hoje é uma farmácia, ou uma padaria, ou um açougue? Não importa: ainda bem que alguns lugares mudam para melhor!

CANALHICE!

Disse que não voltaria mais a tocar no assunto do Nós e Elis. Mas depois de ver, no sítio da Fundação Nogueira Tapety, uma montagem imagética sem autoria, em que Prado Júnior aparece caracterizado como o diabo, algo SEM RELAÇÃO NENHUMA com meu comentário, em que se não o endeusei, como queria esse senhor Joca Oeiras, de quem não obedeço ordens, também não o demonizei, então compreendi que não estou lidando com gente séria. Devagar, senhor, com o andor: eu sei que meu comentário não se enquadra no seu tal projetinho de oba-oba, porém não admitirei ter minhas idéias distorcidas por nenhum mau-caráter, seja quem for, principalmente um censor que está a se revelar pior que os da ditadura militar. Me esqueça, senhor Joca Não-Sei-de-Onde, que é melhor para ambas as partes!

NÃO DÁ MAIS PRA AGUENTAR

Sinceramente, já me encheu o saco esse oba-oba sobre o barzinho Nós e Elis. Para mim, a partir de agora, isso é assunto encerradíssimo. Tou fora!

domingo, 21 de dezembro de 2008

PRÊMIO LIMÃO AZEDO 2008

... o quinto PLA 2008 vai para...

... o prefeito reeleito Sílvio Mendes, pelo velho-novo secretariado que montou. Teresina não merecia um xarope desses... Fazenda Piaui, é feliz quem vive aqui!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

...2005, 2006, 2007, PRÊMIO LIMÃO AZEDO 2008, 2009, 2010...

O PLA ad eternum e hors concours vai para o PeTralha Nazareno Fonteles, aquele simpaticíssimo senhor que adora uma hóstia do padre Tony e perdeu as eleições em Teresina por apenas 70.000 votos. Opus Dei!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

PRÊMIO LIMÃO AZEDO 2008

O quarto PLA 2008 vai para...

... Sônia Terra, presidente da Fundação Cultural do Piauí. Que faz mesmo essa moça? Fazenda Piauí, é feliz quem vive aqui!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

PRÊMIO LIMÃO AZEDO 2008

O terceiro PLA 2008 vai para...

... o surto de saudosismo ao barzinho Nós e Elis, que já se foi tarde e ao qual querem porque querem dar uma dimensão mítica que o interessante lugar erótico-cultural nunca teve. É feliz quem vive aqui!

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

VESTIBULAR UFPI 2009

"No tocante às relações de referência intratextual, à articulação oracional e ao estatuto morfossintático e semântico de itens lexicais, assinale a alternativa incorreta:
A)...
B)...
C)...
D)...
E)... "
(UFPI, 14/12/2008). Quando vão enfim entender os doutores da UFPI que "alternativa" e "opção" até se parecem, mas NÃO são sinônimos? "Alternativa" implica apenas A (uma coisa) ou B (outra coisa). Então, no enunciado acima, retirado de uma questão (não a única assim!) da prova de português de ontem, logo da prova de português, o adequado seria "...assinale a OPÇÃO incorreta", já que os alunos não tinham que se ater apenas a DUAS respostas, porém a CINCO, das quais uma só se anunciava errada. Uma ALTERNATIVA incorreta havia, pois, dentre outras cinco. CINCO ALTERNATIVAS? Por Júpiter!!!

domingo, 14 de dezembro de 2008

PRÊMIO LIMÃO AZEDO 2008

O segundo PLA 2008 vai para...

... a Resolução da Assembléia Homologativa do Piauí que multa as escolas que não adotarem obras de autores piauienses, escolhidas por sorteio! É feliz quem vive aqui!

sábado, 13 de dezembro de 2008

PRÊMIO LIMÃO AZEDO 2008

Por conta e risco deste blog, fica instituído o Prêmio Limão Azedo de 2008, na Fazenda Piauí. E o primeiro PLA de 2008 vai para...

... a Medalha O. G. Rêgo de Carvalho, criada e entregue, pela Assembléia Homologativa do Piauí, a Wellington Dias, decerto em homenagem à obra-prima "Macambira, minha vida..." . É feliz quem vive aqui!

50 ANOS, QUEM DIRIA...


O poetAmigo Émerson Araújo faz 50 anos. E pensar que um dia desses, mas olha que já se passou um trintênio, sonhávamos, eu e ele, um mundo melhor, livre de fezes, maus poemas, canalhices. Eu não acredito mais. Ele, talvez ainda. Sua maior virtude? A poesia! Seu defeito? O PeTralhismo, que vade retro.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

PARA MIM, O NÓS E ELIS JÁ FOI TARDE!

Agora deu, parece que por exigência de um senhor lá de Oeiras, um inexplicável surto de saudosismo sobre o Bar Nós e Elis.
Ninguém olvida que o Nós e Elis foi um ponto erótico-cultural de teresina dos maravilhosos anos de 1980 (se é pra ser nostálgico, também vou ser: era jovem, saudável e podia beber todas!). Mas devagar com o andor do oba-oba: nem tudo no lugar era magia. O dono, por exemplo.
Jamais me esquecerei de que, por insistência do José Pereira Bezerra, hoje Bezerra JP, a coletânea de contos Vencidos foi lançada ali, em 1987. Duas grandes merdas, então, ocorreram: a atitude pouco profissional do Paulo Gutemberg de perder as fotos do evento, as quais passou a noite tirando, e a grossura alcoólica do sr. Elias Prado Júnior. Embriagado a não mais poder, o DONO do bar se APODEROU (não fora convidado a falar) do microfone e fez um discurso contra o meu discurso porque, segundo as palavras etílicas dele, eu não sabia vender livro. Ainda hoje não sei, mas o engraçado é que a meta era vendermos, naquele lançamento, 50 exemplares e, surpresa!, vendemos 70.
No Nós e Elis depois daquilo só pus os pés quando, felizmente, mudou de dono. Então namorei, bebi, ouvi boas e MÁS músicas, joguei conversa fora... Afinal, não havia mais o perigo de um grosseirão empaturrado de uísque e Leonel Brizola vir encher o saco, valendo-se do nobre princípio da propriedade privada que, somente em discurso, mas somente em discurso mesmo, combatia.
O Nós e Elis, para mim, não tem, pois, essa aura tão decantada. E se no lugar dele há agora uma padaria, ou farmácia, ou açougue, c´ést la vie. Saudade, repito, até tenho da época, daquele tempo de cabelos ainda não grisalhos e saúde de ferro em que médicos me eram figuras distantes, quase mitológicas, mas do bar... Sinceramente, o Nós e Elis, para mim, já se foi tarde!
P.s. Antes que os politicamente corretos me venham lembrar que o sr. Elias Prado Júnior não está mais entre nós, sugiro que leia o marcador desta postagem.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

!INCOMPETÊNCIA!

O ano termina e nem o circo do Albertão os PeTralhas foram capazes de entregar para o povo fazer a catarse, hoje mais que nunca necessária. Governo do Desenvolvimento do Piauí, Terra Querida! É feliz quem subvive aqui!

sábado, 6 de dezembro de 2008

ANTES QUE SEJA TARDE...

... seria melhor revogar o art. 226 da Constituição Estadual do Piauí. Esse tal de Comitê Gestor aí, idéia certamente advinda do equivocadíssimo Senhor Criador de Mausoléus, prometendo jetons (alguém duvida quem os receberão?) e edições de obras literárias (alguém duvida quais serão elas?), estas ainda por cima IMPOSTAS aos professores, sob pena de multa às escolas, não sei não... Nesse caso, é preferível perder os dedos aos anéis. Art. 226. REVOGAÇÃO JÁ! Enquanto o ventilador ainda não foi de todo ligado sobre a farofa...

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

AÍ VEM MERDA!

Leio no Blog do Kenard (endereço ao lado) uma Resolução do presidente da Assembléia Homologativa do Piauí, Themístocles Sampaio, que certamente é ignorante em literatura, regulamentando o art. 226 da Constituição Estadual e criando um tal de Comitê Gestor dos livros a serem indicados para as escolas. Como não poderia deixar de ser, afinal estamos na Fazenda Piauí, já está abancado nesse Comitê o equivocadíssimo senhor Herculano Moraes. Assim, melhor nem houvesse artigo nenhum a regulamentar, porque podem estar certos de uma coisa: AÍ VEM MERDA!