segunda-feira, 30 de março de 2009

EGO x EGO

Nesse episódio do Teatro João Paulo II há um, o professor Cineas Santos, que adora mandar, e o outro, o artista Marcelo Evelin que, ao que parece, detesta obedecer. Infelizmente, quem perdeu com esse confronto previsível entre "eu sou mais eu" e "eu sou mais eu" foi Teresina, sede-mor da Fazenda Piauí. E, tão certo como a mediocridade do secretariado do prefeito, vem mais incompatibilidade de "gênios" por aí...

terça-feira, 17 de março de 2009

EXCOMUNHÃO

Ora, e quem, mentalmente sadio, realmente se importa de ser excluído de uma comunidade eclesiástica que tem um arcebispo como esse troglodita de Olinda e Recife? Que falta faz dom Hélder Câmara!

sexta-feira, 13 de março de 2009

GOVERNO DA FAZENDA PIAUÍ CONDECORA PROFESSORES DA UFPI

Essa a notícia que a imprensa local veiculou de ontem para hoje. Ora, não é segredo para ninguém que comendas e condecorações, mais que homenagens, são formas eficazes de cooptação política. Só não entendo quando se faz isso com quem já está, há muito tempo, cooptado. É o aperto do cabresto?

domingo, 8 de março de 2009

PROPAROXÍTONAS

Mantiveram o acento gráfico, agudo ou circunflexo, as palavras proparoxítonas* perfeitas (pálida, símile, pênalti, sonâmbulo, etc) e as proparoxítonas imperfeitas (inteligência, intempéries, côngruos, etc), assim chamadas porque podem ser tidas como paroxítonas.

*Proparoxítona é uma palavra cujo acento tônico (fonético) recai, como vimos, na antepenúltima sílaba. Há também raras palavras, ditas esdrúxulas, cujo acento tônico incide na sílaba anterior à antepenúltima, com em résfolego.

Viva a língua portuguesa!!!

sábado, 7 de março de 2009

NA FAZENDA PIAUÍ PODE?

Na Paraíba (C. Lima) não pode. No Maranhão (J. Lago) não pode. Mas na Fazenda Piauí (W. Dias) pode? Tse...