quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O SEGUNDO PRÊMIO POLEGAR PRA CIMA 2009...

...vai para...

...o Jornalista Zózimo Tavares, pela publicação do conto Algodões, de Austregésilo Brito, no jornal Diário do Povo do Piauí, edição de 29 nov 2009, p. 4. Um registro histórico. Valeu, Zózimo!!

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O PRIMEIRO PRÊMIO POLEGAR PRA CIMA 2009...

... vai para...

... o escritor Austregésilo Brito, pelo belo conto Algodões, publicado no jornal Diário do Povo, revelando-se o único integrante da Geração de 1970 no Piauí a não se omitir (em geral se refugiando no passado para não falar do presente) sobre uma TRAGÉDIA HUMANA demasiadamente anunciada e PeTralhamente permitida. Valeu, CONTISTA!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

CONTETO DE NATAL

--- Não vim aqui, Juliana, comer peru.
--- Acabou, José. Tou em outra.
--- Maior que a minha?
--- Melhor.
--- Por acaso o babaca suga o vinho espalhado aos poucos ao redor da sua xota?
--- Isso e muito mais.
--- Juliana, você me mata.
--- Ano novo, vida nova.
--- E eu, o deus de sempre?
--- Agora é ele, o João. Adeus.
--- Juliana, eu...
--- Espera aí, cara, ela é sua ex-mulher, não?
--- Ex uma porra, seu...
Aí um corpo estendido, não mexam no presepinho ensanguentado, deixem essa árvore toda quebrada quieta, fotografem tudo, alguém por favor diga à merda desse vizinho para parar de repetir esse troço, Noite feliz,
Noite feliz,
Pobrezinho...       

domingo, 20 de dezembro de 2009

O QUINTO TROFÉU LIMÃO AZEDO 2009...

... vai para...

... o ex-Poeta, quer dizer, o poeta William Melo Soares, que veste agora um fardão de um Mausoléu, quer dizer, um Sodalício, quer dizer, uma Academia. Limão azedo nos olhos dele!!!!!


quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O QUARTO TROFÉU LIMÃO AZEDO 2009...

... vai para...

os integrantes da Brigada de Plantão pela Defesa do Bom Nome do Novo Piauí, que dão chiliques com qualquer anedota sobre a Fazenda, ainda que sem graça, e não estão nem aí para as piadas prontas dos seus governantes (chamar aeródromo de aeroporto, exibir Ai que vida para estrangeiros, inaugurar com pompa e circunstância cemitério para cães, inclusive com capela, etc), nem para os maus-tratos cotidianos à burra pública (PAItrocínio do filmeco do Frank Aguiar, estradas-sonrisal, educação sucateada, propagandas caras, enganosas e ufanistas, etc). Limão azedo nos olhos deles!!!!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O TERCEIRO TROFÉU LIMÃO AZEDO 2009...

...vai para...

... os Pós69istas que, desde a assunção do PT ao governo, em 2003, coligados Lulla lá e WD cá com tudo o que antes chamavam de direitistas, COLARAM UM LÁBIO NO OUTRO COM SUPERBONDER. Limão azedo nos olhos deles!!! 

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O SEGUNDO TROFÉU LIMÃO AZEDO 2009...

... vai para...

os que escancararam os combalidos cofres públicos do estado e entregaram uma dinheirama do povo piauiense para que Frank Aguiar realize o capricho pessoal de rodar a história de sua vida num filme chamado (minha nossa...) Sonhos de um sonhador, sob o pretexto de que o longa propagandeará o Piauí, até porque nunca defendem (por impossível) o valor estético da película. Pobre burra pública! E limão azedo nos olhos deles!!!  

domingo, 13 de dezembro de 2009

O PRIMEIRO TROFÉU LIMÃO AZEDO 2009...

... vai para...

as "aulas" de literatura "ministradas" pela TV Assembleia num programa chamado Cursinhos Populares, que têm por trás a Secretaria Estadual de Educação e um certo Instituto Civitas. Não há aulas, mas mera contação minuciosa de enredos das obras pelos FACILITADORES, que assim desestimulam os alunos a lê-las. Onde aprenderam essa barbaridade? No Curso de Letras da Ufpi é que não foi. Limão azedo nos olhos deles!  

sábado, 12 de dezembro de 2009

A AULA MAGNA DE CELSO DE MELO


Algo se salvou na sessão do STF em que, optando a maioria por um mero formalismo para evitar a questão de fundo suscitada na Reclamação (lesão à liberdade de expressão), manteve o Pretório Máximo do país a CENSURA JUDICIAL (isso é gravíssimo!) sobre o Estadão.  A salvação da historicamente lamentável sessão foi o VOTO MAGNÍFICO do ministro CELSO DE MELO, uma verdadeira AULA MAGNA! Tive mais pena que nunca de Eros Grau e Dias Tofolli, que puxam para baixo a qualidade jurídica do Supremo, este até mais que aquele.

E JÁ QUE O POVO TÁ NA MERDA...

...por que não combater a merda da corrupção (não só Arrrudices, mas também Mensalões, Cuequices, etc, etc, etc) que atola cada vez mais o povo na merda? Ou há a corrupção que, sendo minha e dos meus, não é merda? Por Júpiter!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A PREGUIÇA, conto de M. de Moura Filho

Deitado. Aquele músculo flácido sobre a bolsa escrotal. Inútil? M., ao seu lado, ressonava. Negara sugá-lo. Pediu então que o manipulasse. O dia cheio, a desculpa. Filha da puta!

(Texto publicado originalmente em BlogdoMdeMouraFilho)

domingo, 6 de dezembro de 2009

ENTREVISTA CONCEDIDA A HERASMO BRAGA

Leia em ÁgoradaTaba e em BlogdoEmersonAraújo entrevista concedida a Herasmo Braga, com perguntas excelentes.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

BLONDIE

DE ONDE VEM
Um ponto no infinito. É o que a objetiva capta quando a cortina se abre. Quando avança lentamente uma imagem trêmula surge no canto. Sob um sol causticante. Um só corpo é o que parece ser. Quando se fecha aí se vê. Não é o que se pode chamar exatamente de marcha lenta. Movem-se por inércia. Não são as patas que removem os grãos é que as impulsionam. Os joelhos já não dobram mais.

PARA ONDE VAI
Eles avançam. No desfiladeiro se deixam arrastar sob o olhar atento de um caramujo do deserto que enterra a cabeça na areia aos primeiros gritos do coiote. Tão descarnados. Tão sedentos. Difícil dizer quem é homem quem é montaria.

QUAL O SEU NOME
Desviada para o lado esquerdo a cabeça baixa pela força gravitacional abandonou o movimento do pêndulo. O chapéu mais ainda. Não impedem que o sol siga abrindo crateras. O charuto no canto da boca o barulho do vento na noite passada apagou.

NINGUÉM JAMAIS SOUBE
Ainda assim ele segue. As rédeas seguram a mão esquerda. Mas não se engane quem vê a outra dormindo sobre o coldre. Está atenta. E formigando.

Vamos. Faça o meu dia.

(conto-homenagem de J. L. Rocha do Nascimento, publicado em confrariatarantula)