segunda-feira, 27 de julho de 2009

PARÁBOLA

Agora, na Fazenda Piauí, assoma as páginas dos jornais a parábola do Joio (falsamente escanteada) e do Trigo (estrategicamente ungido). Só se fala em Trigo pra lá, Trigo pra cá, como se não mais existisse o Joio. Ou como se abastasse ser Trigo para não ser Joio... Coisas, por Júpiter, dos PeTralhas! Enquanto isso, as vítimas da barragem de Algodões...

sexta-feira, 24 de julho de 2009

JUSTA DECEPÇÃO, MAS...


Foto: Kenard Kuel

Acho que o problema, hoje, não está em apenas convocar os professores à leitura e à adoção de livros de autores piauienses nas escolas, ainda que de qualidade e a preços muito baixos, como foram realmente os da Coleção Contar (R$2,00). Mas só vou me convencer de todo que um livro nosso não vende a contento quando houver sobre ele uma campanha PROFISSIONAL, AMPLA e INSISTENTE de divulgação (inserções diárias e muitas em tvs e rádios, outdours distribuídos pela cidade inteira, no mínimo meias-páginas diárias em diversos jornais, banners constantes na internet, etc, e, principalmente, o livro disponível ao comprador nas vitrines da livrarias, à altura dos olhos, para que ele não tenha que se abaixar, e não escondidos no fundo do fundo do fundo e embaixo do embaixo do embaixo, com sói acontecer). É assim que os Harry Potter da vida vendem pelo ladrão.
E é só assim, apenas após uma campanhona dessas, que vou poder dizer: os autores piauienses não vendem mesmo. Mas isso requer grana, muita grana. Antes disso, qualquer decepção é justa (eu que o diga), mas ainda carente de bases de análise mais completas.
Infelizmente, o que se ouve falar, agora menos amiúde porém até já com defesa desse absurdo de público pelo secretário de comunicação Wellington Soares, é em se torrar um milhão de reais (muita grana!) em dinheiro público com um filmeco do Frank Aguiar. Assim... não dá!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

COPEVE, COPESE, COPENEM!

Primeiro, a gloriosa COPEVE. Depois, um deboche: COPESE. E, agora, por que não COPENEM? E babau história do Piauí, geografia do Piauí, literatura do Piauí. A culpa? A culpa mesmo é da subserviência secular dos daqui para com os de lá, porque bem que poderia a UFPI, na sua relativa autonomia, manter, ao lado do ENEM, uma prova de história do Piauí, geografia do Piauí e literatura do Piauí. Ou, se não aceitarem, mandar esse ENEM pras cucuias. Mas, porém, todavia, contudo há a nossa atávica cabeça baixa a tudo o que vem de cima e, principalmente, a tudo o que vem de fora, ainda que não de cima... Que falta faz o insubstituível professor Machado Lopes, bastião da ex-gloriosa COPEVE!

domingo, 19 de julho de 2009

terça-feira, 14 de julho de 2009

!!!QUE DUPLA!!!


Foto: apud Blog Vida Noves Fora Zero
E pensar que houve um tempo em que o país se indignava por causa de babinhas como um Fiat Elba e uma piscina de luxo na casa da Dinda... Mas, vem cá, de que será que os dois tanto riem? Vade retro!

sábado, 11 de julho de 2009

CULTO (SEMPRE RIDÍCULO) À PERSONALIDADE


Foto: http://www.desdecuba.com/generacyon/

Se em qualquer diploma meu aparecesse uma imagem tétrica como essa eu juro que construía uma barca até de buriti e me mandava pra Miami. Já pensou se a companheirada, democratíssima, resolve adotar a ideia com Lula lá e WD cá? Vade retro!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

ISSO É A UFPI

Como é que a UFPI promove uma mudança profundíssima desse porte e não comunica à comunidade piauiense, que a financia, tão fundamental medida? A COPEVE, agora, se chama COPESE! Fazenda Piauííííííí!!!!!!!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

E NÃO ERA FORA, SARNEY?

O PT, que hoje dá plena cobertura ao homem "não comum" e "ético-moral" José Sarney não era o mesmo que esgoelava pelas ruas do país o famoso "Fora, Sarney!" logo no dia da posse do bigodudo da Fazenda Maranhão na presidência de uma certa República bananeira? Aliás, ainda hoje a companheirada usa essa velha e surrada tática do grito incitatório, como agora no caso dos camelôs do centro de Teresina...E viva a Emgerpi!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

MEIAS PALAVRAS

O presidente Lula condenou, acertadamente, o golpe militar em Honduras. "Esqueceu-se", porém, de igualmente ojerizar a também golpista pretensão do presidente deposto de mudar a constituição do país para se beneficiar de um indigno terceiro mandato (qualquer semelhança é mera coincidência), causa, na verdade, para um impeachment, e não para golpe. Deveria também ter aproveitado a ocasião para postular a democracia em Cuba, onde vige há meio século um DITADURA que, como todas as ditaturas, não passa de uma grande MERDA. Cocô na cara de golpistas e terceiromandatistas!