quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A CORAJOSA COVARDIA DO ANONIMATO

A Constituição brasileira protege a liberdade de expressão, mas VEDA o anonimato. É que anonimamente os COVARDES se tornam "corajosos" para dizerem o que não têm hombridade de fazer às claras. Porque, numa postagem recente neste blog, sugeri que os formandos de letras abdiquem da tal visita burocrática à APL para, ao invés disso, curtirem a Academia Onirica, vejam que pérola recebi em meu email, com autoria covardemente omitida:

"A academia é um lugar que se estagnou no tempo. É verdade. Aceita-se essa afirmativa, conquanto seja muito melhor, indubitavelmente, tomar chá do que fumar maconha. Aliás, não supreende você elogiar "artista" maconheiro-revolucionário. Defender seres medíocres e inverter a lógica das coisas só poderia provir mesmo de uma mentalidade de pseudointelectual subdesenvolvido. Você não tem juízo. Pensa, ou melhor, "não pensa" desproporcionalmente. E é professor, disseram-nos. Oh, lastimamos pelos seus alunos, que ainda não podem lastimar por si mesmos. Você ensina Torquato Neto? Você estuda Chico Buarque e Caetano? Um aluninho nos contou que você leciona letra de música como se fosse poesia. Em poucas palavras: deveria haver um "Ministério Público Escolar" para apurar tais asneiras dignas de corromper a inteligência pubescente dos meninos iletrados. Você seria autuado num inquérito civil a fim de investigar lesão ao direito dos alunos de aprenderem corretamente. Pena que não há. Mas existe, sim, um Tribunal da Consciência Moral. Este já o condenou por ser um empulhador. "

Se o autor desses preconceitos (vejam-se grifos meus) fosse apenas o idiota que é, seria só mais um, entre tantos. O preocupante é o FASCISMO que, protegido pelo anonimato, ele exala. Tribunal da Consciência Moral? Já imagino até quem seriam os juízes dessa Colenda Corte Fascista...

Vade Retro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




  

4 comentários:

EMERSON ARAÚJO disse...

Airton Sampaio, meu caro, o obscurantismo fascista é a ferramenta dos covardes. A fala do anonimato é audaciosa, truculenta, xenófoba e conservadora ao extremo. O problema, meu caro, é que os sapos do pensamento acadêmico traduzem e expressam o "velho" sapo-tanoeiro que nos delicia Manuel Bandeira nos primórdios do modernismo de 22. Morte as academias é um serviço que arte revolucionária/contemporânea agardece. Quanto ao teu método de ministrar aulas nenhum fascista covarde pode questionar, mesmo porque eleger Caetano Veloso e Chico Buarque como ferramentas didáticas do cotidiano de sala de aula me parecem corretas e úteis, pois nenhum sapo-tanoeiro do lavor perfeito da última flor do lácio consegue fazer nos livrinhos de lugares comuns que rolam nas prateleiras empoeirada de merda de aranha. Quanto a Academia Onírica a quem você sugere aos formandos de Letras da UFPI entendo que é pra que estes "alunos" adentrem no novo/naquilo que surpreende o que nós fizemos e continuamos a fazer há mais de duas décadas. Não gosto muito do nome Academia que o grupo onírico elegeu para se nomear porque sugere fechamento. Agora, meu amigo, reabilitar Artaud, Dali e outros é uma sacada e tanto que os formandos precisam descobrir ai em Teresina prementemente como reação ao mausoléu das efémerides. Ah, morte aos fascistas do anonimato e da covardia. Tenho dito!

Kenard Kruel disse...

caríssimo professor airton sampaio. se verificarmos, iremos bater à porta desse ou dessa pulha. basta que tenhamos o apoio de quem saiba fazer o rastreamento na net. eu sou a favor da liberdade de expressão, mas abomino quem não tem a coragem de mostrar a sua cara.
hoje, fui à uespi em busca de meu pagamento, desde abril desde ano, que corro para lá. não recebi o dinheiro, e nem vou receber tão cedo, me disseram lá, mas me deram uma boa notícia. em junho, mais ou menos, a uespi estará oferecendo mestrado em letras. a ufpi já oferece há algum tempo. creio que novos tempos virão com mais este mestrado.
o de lascar é que as nossas universidades e faculdades estão lotadas de professores de outros estados, que para cá vieram fazer concurso, passaram e, sem compromisso algum com as nossas letras, artes e artemanhas, desviam os alunos de estudos de autores daqui. das coisas daqui.
eu mesmo, quando fui fazer mestrado, como aluno especial, em letras, no seu primeiro ano, apresentei como objeto de estudo torquato neto. um professor cearense, recém chegado dos estados unidos, queria que eu estudasse josé de alencar, porque de torquato neto ele não entendia nada e o achava, assim mesmo, muito estudado. que eu não teria mais nada a acrescentar sobre ele. fiz torquato neto ou a carne seca é servida, base do mestrado, que também fiz, como aluno especial, na uespi, em parceria com a universidade federal de pernambuco. o professor cearense americanizado mordeu a língua, porque o meu torquato neto ou a carne seca é servida já segue para a terceira edição, dessa vez com dez mil exemplares.
e, sim, já estou em plena campanha para fazer parte da nobre estalagem cultural que é a academia piauiense de letras. o danado é que ninguém de lá quer morrer para me dar vaga. mas, meu santo é mais forte. alguém morrerá, um dia, e nesse dia estarei no chá das dez de sábado na apl. tenho pressa não. tudo tem o seu tempo.
kenard kruel, futuro imortal.

Airton Sampaio disse...

Kenard, pelo que vc já fez pela cultura piauiense, vc já é imortal: não precisa de fardão para isso. Quanto ao pulha, vou deixar a polícia identificá-lo, afinal não se pode esconder sob um pseudônimo para dizer o que bem quer. É simples: bastaria identificar-se e defender suas "posições"...

amaral disse...

airtim, uma bola enfiada, de primeira, desse jeito aí, nem precisava ser um messi pra fazer um golaço. e quando a bobeira é do zagueiro então...

mandou bem. (amaral)