terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PORRA, A DITADURA MILITAR NÃO ACABOU, NÃO?

Olá, pessoal.

Nesta noite a polícia do Governador Wilson Martins agrediu mais uma vez os manifestantes pelo transporte público que se encontravam na Avenida Frei Serafim, em Teresina. Segundo as notícias, muitos estudantes foram presos. Vários atingidos com gás e bala de borracha. Uma estudante teve o seu olho machucado pelas famigeradas balas. Se isso se confirmar, o que acontecerá com a visão da moça? Quem será responsabilizado por isso? Onde está o limite da virulência policial? Onde estamos, meus caros?
Parece que o tempo não passou... Há quase trinta anos participei com os meus pares de manifestações estudantis, quando discente da UFPI, reivindicando direitos elementares, como o direito à liberdade. À época – incrível!- ouvíamos as mesmas acusações e sofríamos os mesmos ataques do establishment. Quase trinta anos se passaram, promulgamos uma nova Constituição Federal, constituímos o Estado Democrático de Direito, passamos a viver globalmente em tempo real e, pasmemos, as pessoas continuam sem poder se manifestar livremente! A polícia permanece colocando os estudantes sob sua mira, orientada por um ou outro discurso oficial por demais conhecido, posto que repetido exaustivamente nessas últimas décadas.
Ao que vemos, o mundo mudou, o Brasil mudou e as instituições – coloquemos os nomes: governos, polícia, mídia – continuam as mesmas. O comportamento apequenado das lideranças políticas, idem; praticam a mise-en-scène oportunista junto aos movimentos populares. Diante da força empregada contra meninos e meninas e a favor de segmentos que se beneficiam dos negócios do Estado, viram as costas para as tais conquistas democráticas.
As tais elites, está claro, não aprenderam a lidar com as tensões sociais, não se abriram para a política dos novos tempos. São elites atrasadas que só conhecem um mesmo discurso: repressão, submissão, controle da opinião pública para, com isso, decretarem o laissez faire nos seus feudos, com aqueles que escolhem a dedo. Bela lição de democracia! Que os jovens possam ensinar um pouco mais a tantos e tantas que já estão de cabelos brancos sem se dar conta, minimamente, que não são donos e donas do mundo. Que o movimento se fortaleça para cobrar a punição dos agressores oficiais.
Se você concordar, repasse este e-mail.

Ab,
Valéria Silva.
valeriaufpi@gmail.com

Nenhum comentário: