segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

VESTIBULAR UFPI 2009

"No tocante às relações de referência intratextual, à articulação oracional e ao estatuto morfossintático e semântico de itens lexicais, assinale a alternativa incorreta:
A)...
B)...
C)...
D)...
E)... "
(UFPI, 14/12/2008). Quando vão enfim entender os doutores da UFPI que "alternativa" e "opção" até se parecem, mas NÃO são sinônimos? "Alternativa" implica apenas A (uma coisa) ou B (outra coisa). Então, no enunciado acima, retirado de uma questão (não a única assim!) da prova de português de ontem, logo da prova de português, o adequado seria "...assinale a OPÇÃO incorreta", já que os alunos não tinham que se ater apenas a DUAS respostas, porém a CINCO, das quais uma só se anunciava errada. Uma ALTERNATIVA incorreta havia, pois, dentre outras cinco. CINCO ALTERNATIVAS? Por Júpiter!!!

Um comentário:

EMERSON ARAÚJO disse...

E viva o vestiba do conhecimento zero, dos doutores zeros, dos alunos coisa nenhuma. E ainda dizem que a nossa educação é uma das melhores. É por isso e tantas e tantos que o Dom Barreto fábrica de criar doido em marcar alternativa sem norte continua fazendo sucesso, mas também..... Eita, Piauí, difícil. Eita UFPI que não se emenda. Eu, ein!